quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Jogo matemático: DEZ COLORIDO

Objetivo: Trabalhar a contagem, a comparação de quantidades e correspondência, além da fixação de cores e da socialização.
Material Necessário: canudinhos de plástico de diversas cores e giz de cera das mesmas cores dos canudos.
Número de jogadores: Grupos de 5 crianças.
Desenvolvimento: Os integrantes de cada grupo somarão esforços para vencer o jogo. Cada aluno deverá receber 10 canudinhos com cores misturadas aleatoriamente. Primeiro, o professor deve incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se certifique de que possui realmente 10 canudos. Feito isso o professor sorteia um giz de cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos possui daquela mesma cor, devendo o grupo em seguida somar o total de seus canudos com cor idêntica ao do giz sorteado. Ganha o grupo que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela cor.
Para ajudar na fixação das cores, pode-se usar no jogo canudinhos e giz com cores próximas, como por exemplo amarelo e alaranjado. As crianças devem fazer a classificação correta e, se houver dúvida, o professor pode levantar a discussão, nos grupos.
Para trabalhar a sociabilização, o professor pode pedir às crianças que coloquem os canudinhos da cor selecionada no meio da roda, junto com os dos colegas do grupo, trabalhando assim o sentimento de posse que as crianças demonstram fortemente nesta fase.
A etapa seguinte do jogo consiste na retomada, pelas crianças, dos canudinhos que haviam colocado no centro do círculo. Mais uma vez se manifesta o individualismo e o sentimento de posse. As crianças brigam para pegar o maior número possível de canudos e muitas vezes solicitam a intervenção do professor. Deve-se usar a Matemática como mediadora, estimulando-se a contagem até que todos constatem que têm cada um 10 canudinhos.
Se um aluno juntar mais de 10, deve-se questioná-lo sobre o que fazer.
O jogo termina dando vez ao grupo que ainda não venceu.

2 comentários:

  1. ADOREI ESSA SUGUESTÃO DE ATIVIDADE.
    TRABALHO COM O 1ANO DE ALFABETIZAÇÃO SOU PROFESSORA MUNICIPAL E SEU BLOG TEM ME AJUDADO MUITO.
    BJUS!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Sou professora de matemática e até o ano passado só trabalhava com o Ensino Médio. Este ano, porém, estarei com 2 turminhas de 1º ano do Ensino Fund. trabalhando no Laboratório de Matemática da escola com jogos, brincadeiras, as primeiras idéias de contagem, etc, mas como não tenho experiência não sei por onde começar!!!

    Será que alguém pode me ajudar??

    Obrigada

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...