domingo, 17 de abril de 2011

DATAS COMEMORATIVAS DE ABRIL

Olá, amigas (os) e visitantes!
Este mês de abril está uma correria, hein! E quantas datas comemorativas! Todas juntinhas... Fica um pouco difícil trabalhar todas elas, né?

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil
19 de abril - Dia do Índio
21 de abril - Tiradentes
22 de abril - Descobrimento do Brasil e Sexta-feira Santa
24 de abril - Páscoa.

O jeito é adequar! Bom o Dia do Livro Infantil (Monteiro Lobato e Sítio do Picapau Aamarelo) trabalhei na semana entre 11 a 15 de abril, não dá pra deixar de lado esse tema essencial para o processo de Alfabetização e Letramento e que encanta tanto as crianças.

Dias 18, 19 e 20, trabalharei a Páscoa.

E na próxima semana de 25 a 29 de abril, fica minha sugestão de realizar um trabalho bem bacana sobre a Cultura Indígena e Descobrimento do Brasil integrados, em anos anteriores já fiz assim e dá certo. A valorização do índio e sua contribuição não podem ser deixados de lado e o descobrimento do Brasil pode ser trabalhado em forma de uma história lúdica com imagens. Fica bem Legal!

Bom, o Dia de Tiradentes acaba ficando de fora... Como meus alunos tem 6 anos, acho que ainda não tem maturidade para compreender um fato histórico desse gênero. Sempre comento que o feriado é em homenagem a um Grande Herói Brasileiro que lutou pelo povo, mas fico só por aí. Quando eles forem maiores, certamente conhecerão bem essa história.

Na próxima postagem vem algumas sugestões para trabalhar Descobrimento do Brasil, podem ser usadas também, nas aulas de história dos anos finais do Ensino Fundamental, tudo pode ser aproveitado e adequado.

Bjs!!!! Bom Domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...