segunda-feira, 11 de setembro de 2017

VÍDEOS SOBRE LENDAS GAÚCHAS POR LÉIA CASSOL

Lenda do Negrinho do Pastoreio:

https://www.youtube.com/watch?v=1M0XeVw3A3s



Lenda do Quero-quero:


https://www.youtube.com/watch?v=ofJcBLkGntQ




CAÇA-PALAVRAS

terça-feira, 5 de setembro de 2017

APROVEITAMENTO DE ROLOS DE PAPELÃO









GÊNEROS TEXTUAIS











TEXTO "O CACHORRINHO"


DADOS DE "PAGAR ´RENDA"

Existem muitas brincadeiras em que usa-se o "pagar prenda" como premiação para os perdedores.
Aqui vai o modelo de dois dados com atividades que podem ser solicitadas nessas brincadeiras ou em quais sua criatividade desejar!




INCENTIVOS













MÚSICA: CAI CAI BALÃO




sexta-feira, 1 de setembro de 2017

DICAS PARA TRABALHAR O MEDO COM SEUS FILHOS


O PAPEL DA MÃE NA TIMIDEZ DO FILHO


BRINQUEDOS TRADICIONAIS


INCENTIVOS





PEQUENOS TEXTOS



  • Interpretação textual:


1. Qual o nome do filhotinho de Viola?

2. O que Celina faz ao chegar da escola?


  • Encontre no texto e escreva:

- Um substantivo próprio
- Uma palavra no plural
- Uma palavra no diminutivo
- Um polissílabo
- Dois verbos:


  • Realizar a dobradura de um gatinho.





Em turmas de alfabetização: Montar o nome das frutas que aparecem no texto, utilizando sílabas móveis e figuras (Berinjela, beterraba, mexerica, caqui). Explorar o nº de sílabas.

- Explorar os encontros consonantais e dígrafos.





- Encontrar no texto rimas para:
GALHO
SABÃO
CALHA

- Confeccionar um brinquedo para fazerem bolha de sabão.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

JOGO "O QUE É, O QUE É"

Regras do jogo


1 – O grupo embaralha as cartelas e forma um monte com a parte da escrita virada para baixo.

2 - O grupo decide a ordem da jogada de cada participante.

3 - O primeiro participante retira uma cartela no monte e lê com a ajuda dos colegas. Em seguida, ele deverá informar a resposta certa da adivinha com base nas possibilidades oferecidas na própria cartela.

4 - O juiz consulta a ficha e confirma se a resposta está certa. Se o participante acertar, fica com a carta. Se errar, a carta fica guardada pelo juiz.

5 - Em seguida, é a vez do próximo participante, que deve seguir as mesmas regras.

6 - O jogo continua com cada participante comprando uma cartela e apresentando, entre as opções oferecidas.

7- No final da partida, o jogador que tiver juntado mais cartelas será o vencedor.







terça-feira, 8 de agosto de 2017

ATIVIDADE PARA TRABALHAR IDENTIDADE - BERÇÁRIO


     Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem, essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo, desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.



Você vai precisar de:


Caixas de leite ( mesma quantidade de alunos da sala)
Guache
Papel pardo
1 fotografia de cada aluno


Desenvolvimento:

Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) para que elas fiquem firmes, então seus alunos podem ajudar você, rasgando papeis, fazendo bolinhas até cada um encher sua própria caixa. Feche a caixa e encape-as com papel pardo, assim os alunos poderão pintá-las com tinta guache com suas mãos ou pincéis.

Depois de secas cole a foto de cada um em sua caixa, (uma sugestão é encapá-las com fita transparente grossa ou papel contact, para conservar mais seu material de trabalho) e estará pronta a brincadeira!

Você poderá fazer brincadeira de adivinhar quem é, falar sobre as partes do corpo, pode brincar como blocos de montar, explorar variadas cores conforme a pintura de cada caixa, e várias outras opções de brincadeiras, pode utiliza-lás ao longo do ano letivo, conforme o desenvolvimento de seus alunos.


Fonte: http://dessiral.blogspot.com.br

BRINCADEIRAS PARA BEBÊS DE O A 3 ANOS

01 – Esconde-Esconde (para bebês)

Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.

IDADE A partir de 6 meses.

O QUE DESENVOLVE Noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.

COMO BRINCAR Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: “Cadê o ursinho? Onde ele está?” Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.



02 – Encaixes (para bebês)

Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.

IDADE A partir de 6 meses.

O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso.

BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.

COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso.

Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.







03 – Cores (para bebês)

Blocos de espuma azuis e vermelhos… Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!

IDADE A partir de 3 meses.

O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.

BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma.

COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros.

Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.

ESTE VOCÊ FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes.

Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.





04 – Arte com mingau (para bebês)

Maisena, corante alimentar e água.

IDADE De 8 meses a 1 ano e meio.

TEMPO 30 minutos.

ESPAÇO Sala de atividades ou pátio.

MATERIAL Maisena, corante alimentar e água.

OBJETIVO Interagir com o espaço.

PREPARAÇÃO Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitadas de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira. Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.



05 – Trenzinho da Identidade (para bebês)

IDADE De 9 meses a 2 anos.

TEMPO 30 minutos.

ESPAÇO Sala de atividades.

MATERIAL Cartolina, caneta hidrocor, cola e uma foto de cada criança.

OBJETIVO Favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.

PREPARAÇÃO Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha. Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os bebês no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: “Olha a Aninha!”, “Onde você estava?”, “Na praia, não é?”, “O seu biquíni era azul?”, “Quem já foi à praia?” Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de apelidos. Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas apreciarem. Inclua uma foto sua também. O trenzinho fica na classe até as férias. Você vai perceber que, sempre que possível, as crianças vão chamar as pessoas que se aproximam da sala para ver as fotos.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

DIA DOS PAIS ESTÁ CHEGANDO...

Sugestões para o Dia dos Pais...


Texto:


Dicas para os PAPAIS:



Selfie com o papai:







Ideias para decorar a sala de aula, caso faça uma festinha para os pais. Ou para decorar a mesa do Café da Manhã do Papai...
O Cupcake poderia ser uma lembrancinha...
















Esse eu amei, certamente faria se estivesse dando aula para os pequenos...







Maleta do Papai: