quinta-feira, 12 de março de 2015

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

BRINCADEIRAS NA FRENTE DO ESPELHO

Objetivo(s):
  • Familiarizar-se com a imagem do corpo.
  • Trabalhar imitações, gestos e expressões.
  • Construir a identidade.
Ano(s): Creche

Tempo estimado: De 15 a 20 minutos por dia.


Material necessário:
Dois espelhos grandes (de preferência presos à parede), cartazetes com fotos de diferentes expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias, bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.



Desenvolvimento:


1ª etapa 

Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação.


Atividade 1 

Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?


Atividade 2 
Coloque músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas.


Atividade 3 
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos: Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se!. A cada posição, estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento.


Atividade 4 
Para brincar com expressões faciais, mostre cartazetes com diversas fisionomias. Depois, sugira que a garotada faça caretas variadas.


Atividade 5 
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.


Avaliação:
Observe se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais. Sempre que possível, repita a seqüência com outras propostas e brincadeiras.


Flexibilização:
Tocar as diferentes partes do corpo é muito importante para a criança com deficiência visual. Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes, ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas. O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons (todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental. Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia.


Deficiências: Visual


Fonte: Nova Escola




quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PLANO DE AULA: PLANETA AZUL E HORTA ESCOLAR


Disciplinas: Português e Ciências

Público Alvo: Alunos do 4º e 5º Ano 

Conteúdo: Português e Ciências

Objetivos: 
  • Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do meio ambiente e o meio ambiente depende de cada cidadão deste planeta. (planeta azul) 
  • Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação 
  • Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável 
  • Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de plantas utilizadas como alimento. 
  • Criar na escola uma área produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis 


Metodologias:

1° Momento: Acolhida Dinâmica do Abraço

2º Momento: Apresentar para os alunos o banner com a letra e imagens da música de Chitãozinho e Xororó – Planeta azul quer você pode encontrar a letra clicando AQUI

Em seguida distribuir a letra da música e propor aos estudantes de escutar com a melodia da mesma.

3º Momento: Cantar com os estudantes a música planeta azul, propondo um momento da fala dos estudantes a partir da reflexão de cada estrofe

4° Momento: Sugerir aos estudantes que dramatizem a letra da música através de gestos.


5 °Momento: Levar os estudantes ao espaço da horta. Em seguida sugerir a divisão de grupos, um dos grupos ficará com a responsabilidade para adubar o terreno ao qual foi construída a hortinha na escola. O outro grupo ficará responsável pela construção de uma nova horta.

7 °Momento: Propor uma atividade para casa a respeito dos conteúdos passados em sala de aula.



Recursos: TNT, livros didáticos, giz de cera, computador, impressora, etc.


Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes a partir do seu conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem. 

SITUAÇÕES-MATAMÁTICAS


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

VOLTA ÀS AULAS SEM CRISE


É muito comum crianças e adolescentes terem dificuldades para entrar no ritmo escolar após passar as longas férias de verão distante do ambiente escolar, seja em casa ou viajando. Mas saiba que, mais do que possível, é muito importante que seu filho comece o ano bem motivado.

O primeiro passo é tranquilizá-lo, já que um novo ano costuma ser a causa de muita ansiedade. "Os amigos serão os mesmos? E se forem novos colegas, eles vão gostar de mim? Quem serão os novos professores? Será que vou gostar das matérias da nova série?". Essas e outras perguntas estão na cabeça da molecada quando chega a hora de voltar para a escola.

Cabe também a você, como pai, se avaliar. "Será que não sou eu mesmo a causa de grande parte da ansiedade de meu filho?". Muitas vezes não acreditamos que na escola nosso filho terá a mesma atenção e carinho que recebe em casa. Tente se tranquilizar. "A escola é o melhor lugar para seu filho estar. Lá, ele conquista independência e autonomia", garante a pedagoga Rita Arruda, da Escola Árvore da Vida, em São Paulo. 

Confira abaixo nove dicas que você pode aproveitar para o seu filho voltar às aulas com gás total!

1) Organizar o material escolar e a mochila

Toda criança gosta de organizar o material escolar para a volta às aulas, principalmente se ele for todo renovado. Mas atenção: renovar não significa apenas comprar material novo. Claro que no começo do ano é necessário trocar muita coisa. Mas você pode aproveitar livros usados por outras crianças, encapar cadernos que já possuía, reparar lápis, estojo e mochila. Essas mudanças já deixam a criança motivada e ansiosa para usar o material, mesmo quando não é recém-saído da loja.

Outra ideia é pedir para seu filho escrever nas etiquetas, ele mesmo, todos os seus dados pessoais - como nome, série e disciplina.


2) Arrumar o local de estudo

Para ter vontade de estudar, a criança precisa de um local aconchegante. Se ela já tem uma escrivaninha ou uma mesa onde costuma estudar, proponha uma nova organização. Junto com seu filho, esvazie gavetas e arrume tudo novamente. Se o seu filho não tem um cantinho para estudar, é hora de providenciar um. Pode até ser a mesa da sala ou da cozinha, mas o seu filho tem de sentir que aquele espaço é só dele na hora de fazer a lição de casa. 

Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, lembra que é importante que o local tenha uma boa iluminação - seja por luz natural de uma janela, ou artificial, de uma lâmpada - e que a televisão esteja desligada ou bem longe.


3) Retomar o que a criança mais gosta na escola

É hora de lembrar seu filho de tudo o que a escola tem de bom. Fale das pessoas que ele mais gosta e irá reencontrar, ajude-o a relembrar os passeios e atividades do outro ano que ele mais gostou. Nos primeiros dias, se possível, chame um ou mais coleguinhas para brincar com seu filho. É uma maneira de estreitar novamente as amizades e de fazer com que seu filho tenha ainda mais vontade de ir para a escola.


4) Compartilhar suas próprias experiências

Há momentos na vida escolar que são mais sensíveis. Se seu filho vai para o 6o ano, por exemplo, não terá mais só um professor. Que tal contar para ele um bom momento de sua vida escolar para acalmá-lo? 

"Falar sobre como o contato com diferentes professores é interessante, ajuda", conta Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita. Além disso, vale a pena seu filho ter uma agenda, para se organizar com o número grande de tarefas escolares exigido por cada professor.


5) Se a escola for nova, ajudar na readaptação

Se o seu filho está trocando de escola nesse ano, vocês terão um importante período de adaptação. Se necessário, acompanhe-o nos primeiros dias de escola. Se não puder, mande a avó, a tia ou alguém em quem a criança tenha confiança. 

Não deixe de explicar ao seu filho por que aconteceu a troca e fale sobre tudo o que tem de bom na escola nova. Ele vai ficar curioso para ver todas essas novidades. 

Além disso, estimule-o a se enturmar. Encontrar colegas que tenham interesses em comum é importante nessa fase. Mas aceite o ritmo do seu filho. Não se espante se ele estiver calado no início. Cada um tem um ritmo. Esteja disponível para conversar se ele quiser. 

Conhecer a direção, os professores e ter confiança no colégio fazem seu filho confiar também. Mas, se passar alguns meses e ele não se adaptar mesmo, o ideal é repensar a escolha e considerar a troca de escola.


6) Buscar orientação com profissionais da escola

Algumas crianças e jovens têm mais dificuldade do que outras para voltar ao ritmo, aceitar mudanças ou lidar com a rejeição. Caso você note uma alteração muito brusca no comportamento do seu filho, como agressividade ou desânimo, busque ajuda especializada com a coordenação da escola.


7) Voltar à rotina gradualmente

Nada de mudanças bruscas. Se o seu filho viu muita televisão nas férias e você quer que ele diminua a quantidade durante o período de aulas, tem de fazer isso aos poucos, pois as crianças sofrem mais com mudanças radicais. Vá diminuindo o tempo diário de TV gradualmente. O mesmo vale para as horas de sono, o horário de acordar, o tempo para brincar... Faça tudo aos poucos, de modo que seu filho não sinta que simplesmente parou de se divertir porque as aulas recomeçaram.


8) Jogos e atividades de integração

Informe-se se na escola do seu filho os professores dão atenção a atividades de integração lúdicas, especialmente no começo do ano quando muitas crianças ainda não se conhecem. Alguns exemplos são aulas de circo, oficina de contação de histórias, caça ao tesouro, gincanas.


9) Criar uma rotina

É importante que tanto você quanto seu filho criem uma rotina de atividades que deve ser seguida até o fim do ano. Isso porque durante a vida escolar, as lições de casa, os trabalhos e as provas se tornam cada vez mais frequentes, exigindo dos alunos organização e planejamento. A falta de uma rotina pré-estabelecida muitas vezes compromete o aproveitamento do seu filho na escola. 

Isso inclui o horário para levantar, ir à escola, fazer as lições, dormir. Mas você também deve ter o hábito de conversar sobre o cotidiano da escola - o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas - e deve impedir que a criança falte às aulas ou deixe de cumprir as atividades no horário em que foram combinadas. 

Seja firme. Por mais que seu filho choramingue, não queira acordar cedo e sinta falta das férias, não ceda. A adaptação à rotina depende da sua postura como mãe ou pai.


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/volta-aulas-672687.shtml

PASSATEMPOS SOBRE CONSUMO CONSCIENTE E TRABALHO INFANTIL




Fonte: Revista Agrinho ( UMA BOA ESCOLHA - Séries Iniciais)

BRINCANDO COM AS CORES

A experiência com as cores começa na primeira infância, por isso as professoras podem realizar atividades lúdicas desde o Maternal para estimular os pequenos e ajudá-los no reconhecimento das cores e no desenvolvimento da percepção visual. 


Veja a seguir algumas sugestões para inserir as crianças num universo todo colorido: 


Para iniciar o trabalho é importante que as crianças associem as cores a objetos do seu dia-a-dia. Sentados em roda no chão, peça a elas para falarem algo que seja azul, vermelho, amarelo, verde, branco, preto etc.





CARNAVAL DOS BICHOS

Com chapéus, máscaras e paródias de marchinhas, você transforma a matinê da escola em uma verdadeira festa na floresta.





Obs.: Os moldes das máscaras eu acabei retirando da revista e extraviando, mas acho que pelos desenhos acima fica fácil de confeccionar.


Apresente as paródias de Marchinhas: 


As marchinhas são músicas feitas especialmente para os bailes de Carnaval que tiveram o seu auge nos anos 30, 40 e 50. A primeira delas foi “Ó Abre Alas”, composta pela maestrina Chiquinha Gonzaga em 1899, e essa canção anima os bailes carnavalescos até hoje. 


Fonte: Guia Prático para Professoras - Educação Infantil

INÍCIO DO ANO LETIVO

As férias estão acabando e logo inicia-se o ano letivo, aqui vão algumas sugestões para receber os alunos com muita alegria!

CARTAZ DE BOAS-VINDAS

Cada professora usa sua criatividade e os materiais que tiver disponíveis. O importante é ter capricho e carinho ao confeccioná-lo.



BAÚ DE LEMBRANÇAS

No primeiro dia de aula solicite aos alunos que cada um confeccione com auxílio dos pais um pequeno baú, utilizando os materiais que quiserem (papelão, pote plástico, latinha, garrafa PET, papel mico-ondulado, EVA, etc) O "baú" ficará na escola e nele poderão ser guardadas qualquer tipo de lembrança (bilhetes, figuras, pequenos objetos). Ao final do ano letivo, cada criança abre seu baú, relembrando os bons momentos vividos.




RODA DA CHAMADA



Materiais:
  • Cartolinas de várias cores
  • Papel micro-ondulado
  • Papel contact
  • Papel sulfite 
  • Tesoura e cola 
  • Velcro
Como fazer:
  1. Faça uma casa e uma escola com cartolina. Faça o telhado da casa com papel micro-ondulado vermelho. Na escola escreva o nome do colégio no qual trabalha.
  2. Dica: você pode perguntar aos alunos se eles moram em casa ou prédio. Se a maioria morar em prédio, você pode confeccioná-lo no lugar da casa.
  3. Escreva os nomes das crianças com letra bastão em retângulos de papel sulfite.
  4. Cole em um retângulo de cartolina colorida maior para ficar uma margem.
  5.  Cole uma foto da criança.
  6.  Coloque velcro ou fita dupla face atrás das plaquinhas com os nomes e as fotos, na casa e na escola.



RODA DA ROTINA

Preparação:
  • Faça um cartaz de cartolina com o titulo ROTINA.
  • Faça diversas plaquinhas de papel-cartão com uma palavra-chave e uma imagem relacionadas às atividades que as crianças costumam realizar (parque, lanche, pinturas, Educação Física etc.). Encape com papel contact para que durem mais.
  • Coloque velcro nas plaquinhas e no cartaz.


Atividade:
* Na roda de conversa, conforme for contando a rotina daquele dia, fixe as plaquinhas no cartaz. Peça a ajuda das crianças para encontrá-las.
* Ao final do dia faça, novamente, uma roda para as crianças contarem qual foi a atividade de que mais gostaram, a de que menos gostaram etc.



Fonte: Guia Prático para Professoras- Educação Infantil

COMO VIVEM AS MINHOCAS

Observe esse anelídeo com os alunos e discuta a sua importância para o meio ambiente.

As minhocas são animais muito utilizados na jardinagem porque ajudam na produção do húmus, que é um adubo natural. Além disso, as galerias que elas cavam embaixo da terra ao se movimentarem deixam o solo mais fofo e aerado,facilitando a infiltração de água e o desenvolvimento de plantas. Para que os alunos entendam a importância das minhocas para o solo e porque elas ficam o tempo todo sob a terra, sugere-se que esses anelídeos sejam levados para a saia de aula para a realização de duas atividades simples. Confira!


Fonte: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I

XÔ DENGUE!!!!

Realize atividades para conscientizar os alunos e ensiná-los a se prevenirem dessa doença.


A dengue pode matar caso não seja diagnosticada e tratada corretamente. E embora tenha os mesmos sintomas de uma gripe, pode ser agravada se usarmos remédios antigripais, como aspirina e AAS.

Devido à gravidade dessa doença e ao alto número de casos registrados no Brasil,é interessante que esse assunto seja levado para as salas de aula do Ensino Fundamental 1, com a intenção de informar os alunos sobre o modo de transmissão, as formas de prevenção e os principais sintomas. Claro,que de uma forma lúdica e atraente!

Veja a seguir algumas atividades que vão envolver os alunos:


CARTILHA DA PREVENÇÃO


Confeccione com os alunos uma cartilha com dicas importantes de prevenção contra o mosquito da dengue. O modelo a seguir é formado por vários cartazes, que devem ser colados na parede da sala.


1- Pesquise e elabore junto com os alunos, algumas dicas para prevenção da dengue. Digite as dicas e recorte-as em formato de fichas.

Modelo:

2- Cole cada dica em uma folha de papel sulfite.

3- No cartaz "garrafas plásticas", cole uma garrafa PET com a boca para baixo.

4- Encha um saco plástico transparente com lixo (papel picado) e cole no cartaz referente ao lixo.

5- No cartaz "plantas" faça uma de papel de seda e coloque em um fundo de garrafa PET.

6- Em outro cartaz cole um canudo com folhas (desenhadas e recortadas em um papel verde) para ilustrar um a"calha entupida".

7- Ilustre a capa com o desenho do Mosquito Aedes aegypti. Esta deverá iniciar a sequência de cartazes na parede.

ESTANDE DA DENGUE

Se em sua escola é realizada uma feira de Ciências, sugira a um dos grupos este estande, no qual os alunos podem expor aos visitantes as causas e os sintomas da dengue.


* Monte uma mesa expositiva com o Aedes aegypti e outros mosquitos, destacando as diferenças entre eles.

Você pode expor imagens dos mosquitos ou eles mortos.

*Entre em contato com a Secretaria da Saúde de seu município e busque amostras do vírus que possam ser visualizadas pelo microscópio.

Atenção: essa atividade precisa da orientação e do acompanhamento de um professor



PARA INCREMENTAR AS AULAS


JOGOS:

O Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibiliza gratuitamente em seu site quatro fascículos da série”Com Ciência na Escola" que traz além de informações sobre a dengue, jogos que podem ser aplicados com a sua turma.
O endereço é http://www.fiocruz. br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys!start.htm?sid=86


GIBIS:

A Vedacit produziu em parceria com o Estúdio Maurício de Souza, um folheto explicativo sobre o combate à dengue para uso em atividades escolares e comunitárias.
Disponível para donwload ou impresso em: http://www.vedacit.com.br/neu/turma-da-monica.php


Fonte: Guia Prático para professores de Ensino Fundamental I (ano 5, nº 48)