quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

INÍCIO DO ANO LETIVO

As férias estão acabando e logo inicia-se o ano letivo, aqui vão algumas sugestões para receber os alunos com muita alegria!

CARTAZ DE BOAS-VINDAS

Cada professora usa sua criatividade e os materiais que tiver disponíveis. O importante é ter capricho e carinho ao confeccioná-lo.



BAÚ DE LEMBRANÇAS

No primeiro dia de aula solicite aos alunos que cada um confeccione com auxílio dos pais um pequeno baú, utilizando os materiais que quiserem (papelão, pote plástico, latinha, garrafa PET, papel mico-ondulado, EVA, etc) O "baú" ficará na escola e nele poderão ser guardadas qualquer tipo de lembrança (bilhetes, figuras, pequenos objetos). Ao final do ano letivo, cada criança abre seu baú, relembrando os bons momentos vividos.




RODA DA CHAMADA



Materiais:
  • Cartolinas de várias cores
  • Papel micro-ondulado
  • Papel contact
  • Papel sulfite 
  • Tesoura e cola 
  • Velcro
Como fazer:
  1. Faça uma casa e uma escola com cartolina. Faça o telhado da casa com papel micro-ondulado vermelho. Na escola escreva o nome do colégio no qual trabalha.
  2. Dica: você pode perguntar aos alunos se eles moram em casa ou prédio. Se a maioria morar em prédio, você pode confeccioná-lo no lugar da casa.
  3. Escreva os nomes das crianças com letra bastão em retângulos de papel sulfite.
  4. Cole em um retângulo de cartolina colorida maior para ficar uma margem.
  5.  Cole uma foto da criança.
  6.  Coloque velcro ou fita dupla face atrás das plaquinhas com os nomes e as fotos, na casa e na escola.



RODA DA ROTINA

Preparação:
  • Faça um cartaz de cartolina com o titulo ROTINA.
  • Faça diversas plaquinhas de papel-cartão com uma palavra-chave e uma imagem relacionadas às atividades que as crianças costumam realizar (parque, lanche, pinturas, Educação Física etc.). Encape com papel contact para que durem mais.
  • Coloque velcro nas plaquinhas e no cartaz.


Atividade:
* Na roda de conversa, conforme for contando a rotina daquele dia, fixe as plaquinhas no cartaz. Peça a ajuda das crianças para encontrá-las.
* Ao final do dia faça, novamente, uma roda para as crianças contarem qual foi a atividade de que mais gostaram, a de que menos gostaram etc.



Fonte: Guia Prático para Professoras- Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário