sábado, 26 de outubro de 2013

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - REFEIÇÃO AMIGA

ATIVIDADES PARA PROJETO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Objetivos:
★ Conhecer melhor as frutas e legumes, mostrando a importância e a necessidade nutricional deles para a nossa saúde física e mental
★ Incentivar os bons hábitos alimentares
★ Conscientizar sobre a importância e motivos pelos quais nos alimentamos
★ Reconhecer os alimentos que fazem bem à saúde
★ Incentivar a prática de exercícios físicos moderados e brincadeiras
★ Identificar cores, texturas e sabores de diferentes alimentos

Faixa etária: 1º ao 5º ano                                       Duração: 2 meses



1ª AULA: FRUTAS

O objetivo é apresentar frutas típicas da região e fazer com que as crianças conheçam as preferências do colega. Para explorar o tema e envolver outras áreas do conhecimento, os alunos devem ser estimulados a fazer a contagem das frutas e agrupá-las por cores, tamanhos, texturas e tipos. A degustação não pode ficar de fora e as crianças poderiam experimentar uma deliciosa salada de frutas. Para treinar a ortografia, os alunos registram a receita da salada de frutas.



2ª AULA: LEGUMES E VERDURAS

Explorar as cores, tamanhos e texturas dos legumes e frutas, trabalhando ainda a Língua Portuguesa, com a exploração de repertório de palavras com os novos nomes de legumes e verduras que até então não conheciam. Reforçar a importância de lavar bem os alimentos e os cuidados que devemos ter antes de prepará-los e ingeri-los. Para finalizar, a turma deve preparar uma deliciosa sopa de legumes e verduras e registrar a receita.


3ª AULA: HORTALIÇAS 

Realizar a  montagem de uma horta na escola ou mini-horta da turma, utilizando garrafas PET, plantando sementes de alface, cenoura, cebolinha, salsinha, entre outras. A dica é fazer com que as crianças observem o tempo de germinação e o desenvolvimento de cada hortaliça. Depois da colheita, professores e alunos podem preparar receitas com aquilo que foi plantado em conjunto. 


4ª AULA: RÓTULOS 

Montagem de um Mercadinho com embalagens diversas de alimentos, para que os alunos manuseiem e observem as informações contidas nos rótulos. Explorar informações sobre nutrientes, sistema monetário, operações matemáticas... Essa atividade pode ter continuidade em casa. Basta solicitar aos alunos que tragam rótulos dos alimentos consumidos com a família para a montagem de um mural informativo. 


5ª AULA: VITAMINAS (LEITE E SEUS DERIVADOS) 

O primeiro passo é conscientizar sobre a importância da amamentação e do leite materno para a criança. Depois, vale explicar de onde vem o leite que compramos e falar sobre o significado da palavra pasteurização. A aula ainda deve mostrar derivados do leite e  as seguintes atividades: recortes de alimentos derivados do leite para a confecção de um cartaz, degustação de leite, queijo, manteiga, iogurte e uma vitamina (leite com frutas) e registro da Receita de Vitamina de Banana com Maçã.


6ª AULA: ALIMENTOS NÃO-SAUDÁVEIS 

Nesta aula, a ideia é conscientizar sobre a necessidade de consumir alguns alimentos com moderação, como pirulito, chiclete, balas, doces e refrigerantes. Os alunos deverão confeccionar um mural com a colagem de rótulos e registrar comentários, curiosidades, verdades e mitos sobre estes alimentos.


7ª AULA: CEREAIS E MASSAS 


Abordar a importância dos cereais, mas alertar sobre a necessidade de consumir carboidratos com moderação. Juntos, professor e alunos preparam uma receita de pão caseiro. Aqui, também é feito o alerta sobre higiene. 


8ª AULA: PIRÂMIDE ALIMENTAR


Para finalizar, os alunos colocaram em prática tudo o que aprenderam na pirâmide alimentar (método referência na indicação de alimentos saudáveis e que indica moderação com gorduras e açúcares adicionados, limitando o consumo a uma porção diária). A turma pode afixar os alimentos de acordo com os grupos, dispostos no corpo da pirâmide, a partir da base, em ordem de necessidade de consumo. Cada compartimento representa vários alimentos e simboliza uma ingestão mais variada possível.


Pirâmide alimentar


Materiais:

• Feltro verde (medindo 1,10 m x 1,10 m), cortado em forma de pirâmide

• Representações de alimentos coloridos em E.V.A. (Alimentos: 1 porção de arroz, 1 porção de grãos integrais, 1 bolo, 1 biscoito, 1 pão de forma, 1 milho, 1 pão francês, 1 batata, 1 macarrão, 1 banana, 1 laranja, 1 maçã, 1 melancia, 1 uva, 1 pêssego, 1 alface, 1 brócolis, 1 cenoura, 1 beterraba, 1 leite, 1 iogurte, 1 queijo, 1 peixe, 1 frango, 1 carne, 1 ovo, 1 feijão, 1 óleo, 1 hambúrguer, 1 batata frita, 1 refrigerante, 1 bombom, 1 sorvete, 1 picolé, 1 água, 2 praticantes de atividade física.

• Velcro ou fita crepe (para prender os alimentos na pirâmide)




Dica de leitura!
Meu Nome Não É Gorducho Coleção Sinto Tudo Isso e Mais um Pouco 


Gabriel odeia quando o pessoal da escola o chama de gorducho, baleia, bolota ou coisa assim. Fica triste e acaba comendo mais e de forma pouco saudável. Até que ele e sua família decidem mudar os hábitos: dieta equilibrada e exercício físico. Gabriel experimenta as aulas de circo e tudo se transforma: faz novos amigos, perde peso, descobre seus talentos e aumenta sua autoestima. Autora: Shirley Souza Ilustrador: Fábio Sgroi

Editora:  Escala Educacional Preço: R$ 19,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário