segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O RATINHO, O MORANGO VERMELHO MADURO E O GRANDE URSO ESFOMEADO



Esta história infantil é um verdadeiro amor! Em 2012 recebi o livro na Coleção Itaú e me apaixonei, tanto que frequentemente conto-a para meu bebê durante a gestação... Encontrei umas atividades maravilhosas no blog Ideia Criativa da Gi Barbosa e vou compartilhar com vocês!

Minha primeira sugestão é apresentar a história por meio de vídeo o apresentação de Power Point, permitindo que as crianças façam a leitura das imagens (que são uma riqueza à parte no livro) e inferências sobre os acontecimentos. Para cada cena perguntar qual a ideia que o Ratinho teve e se acham que dará certo. 

Este link acessa um vídeo da história no You Tube:  http://www.youtube.com/watch?v=bcFFcpE63n0

Atividades:

Vamos ao passo a passo?

  1. Contar a história O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado.
  2. Dividir as sala em grupos de quatro e entregar a folha com os ratinhos e quatro tesouras.
  3. Orientá-los para que recortem os ratinho, a princípio o líder corta o ratinho dele e passa a folha para colega.
  4. Recolher as tesouras e entregar os lápis de cor deixando que pintem livremente. *Importante nesta etapa é apenas entregar os lápis quando todos os componentes estiverem com os ratinhos recortados. ( Um colega pode ajudar o outro)
  5. Entregar uma folha de ofício para cada aluno bem como um tubo de cola branca. É importante que eles aprendam a dividir. 
  6. Deixar que colem livremente e aproveitar para passar grupo por grupo apreciando o trabalho dos alunos e elogiando a desenvoltura de cada um na realização da atividade.
  7. Pedir que desenhem e pintem o morango vermelho e maduro do ratinho
  8. Pedir que o líder de cada grupo recolha as produções e coloque em cima da mesa do professor
  9. Apresentar os trabalhos das crianças mostrando um por um e chamando a atenção para os detalhes de cada desenho. As crianças devem apreciar a obra de arte do seu e dos outros grupos.
  10. Cada criança que tem sua a obra apresentada vai até a frente e decide se deseja colá-la no quadro ou levá-la para casa sendo aplaudido pelos colegas.






Modelo de recurso para Reconto da História:


Atividade Matemática:

  1. Separe-os em grupos de quatro alunos.
  2. Peça para que um componente do grupo pegue um numeral em uma sacolinha ou caixinha.
  3. Entregue a cada grupo um envelope, 4 tesouras e a tabela de morangos orientando-os a colocar o número de morangos indicados pelo numeral retirado da sacola.
  4. Após alguns minutos chame um dos componentes de cada grupo para dizer o numeral retirado e escrever no quadro.
  5. Escreva abaixo o numeral por extenso pedindo aos alunos para falarem quais letras utilizar.
  6. Após este momento chame os grupos ( um por vez) para que tragam o envelope e faça a contagem dos morangos retirando-os do envelope e colocando na mão de cada componente enquanto toda a turma vai contando. 1,2,3, e assim por diante.
  7. Peça os aplausos da turma para o grupo -* Importante que mesmo que o grupo erre o professor incentive os demais a apreciar o esforço dos colegas e parabenizá-los por aceitarem a proposta de atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário