segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ACOMPANHAMENTO DOS PAIS NO DEVER DE CASA


É de suma importância o acompanhamento dos pais nesse momento da vida dos alunos. A lição de casa faz parte da vida escolar de grande parte dos mesmos, fazendo necessário a presença da família, auxiliando nas dificuldades apresentadas. Em se tratando de lição de casa, uma das coisas mais importantes é saber que a tarefa é  de responsabilidade do aluno, por esse motivo, é preciso ajudar o mesmo a criar uma rotina de estudos, mas, nunca realizar a tarefa no lugar dele.


DICAS:

Dicas para a Escola e para os Professores

1 – Evite que os pais interfiram na lição de casa, como corrigir ou até mesmo fazer por eles. Nesse sentido, oriente para que os mesmos possam dar suporte e orientações necessárias para que o aluno consiga executar sua tarefa, por isso, nunca faça por eles.
2 – Evite culpar as famílias no acompanhamento do aluno sem saber da situação em que vivem. Investigue as condições de vida dessa família e veja o que pode fazer para ajudá-las.
3 – Não culpe um aluno por não ter feito lições que exigem o que o mesmo não tem em casa (internet, computador etc). Disponha aos alunos momentos na escola para pesquisas na biblioteca, sala de informática entre outras, sendo assim, se sentirá mais realizado, dê acompanhamento se o mesmo precisar.
4 – Não reclamar à família toda vez que uma tarefa não é feita, evite a punição dada a cada tarefa não realizada. Diga aos pais que se o aluno ou eles mesmos não conseguiram, pelo menos tentaram. Ninguém consegue fazer o que ainda não sabe, é um processo que leva tempo. Incentive, encoraje.
5 – Evite cobrar dos pais uma ação mais efetiva que os mesmos aprendam. Mesmo que os pais tenham conecimento, a tarefa de ensinar, pertence a escola (professor).

Dicas para Pais

1 – Desenvolva o hábito de observar o caderno de seu filho e se o mesmo trouxe lição para casa.
2 – Na hora da lição, procure desligar som, tv, dvd, etc. A concentração é muito importante.
3 – Proporcione um horário e lugar agradável e confortável (seja qual for).
4 – Acompanhe seu filho nas tarefas, apenas como informante (não faça nada por ele).
5 – Intercale momentos de lazer e descanso. Cada criança tem um tempo limite de concentração. Tenha cuidado com isso. Não  transforme  o momento harmonioso em tenebroso.
6 – Procure recursos para auxiliar a prática da lição ( Dicionário, livros, Internet, etc. )
7 – Desafie seu filho  com alegria, promova um ambiente de alegria.
8 – Tarefa não é castigo, é um momento que faz parte da vida.
9 – Deixe que seu filho traga colegas para fazerem atividades juntos (essa troca de experiência é de grande valia).
10 – Lembre-se: ninguém nasce sabendo e cada criança é singular dentro de suas capacidades  em aprender, não compare seu filho com outros alunos que fazem mais rápido. Nunca o chame de burro ou outro nome que o ridicularize e o humilhe.
11 – Aprender exige paciência. Então… tenha calma.
12 – Procure se seu filho apresenta alguma dificuldade de aprendizado. Pela ajuda e  orientação de profissional específico (comunique a escola).

Dicas para Alunos

01 – A lição de casa é de sua responsabilidade, não as jogue para seus pais.
02 – Por mais chato (que talvez pareça) a lição de casa é um grande reforço e aliado ao seu desenvolvimento escola, procure realizá-la com mais prazer.
03 – Não acumule tarefas. Tem tempo sobrando?  Aproveite e faça o quanto antes possível.
04 – Procure desenvolver o hábito de pesquisar em livros e dicionários.
05 – Procure não fazer cópias nas respostas das lições (a não ser que seja pedido). Use sua criatividade.
06 - Não faça de qualquer jeito, faça o melhor que puderes, no final que sai ganhando, é você mesmo.
07 – A internet pode te ajudar, use-a com sabedoria (plágio… é crime) pesquise, leia, crie seus próprios comentários.
08 – Só peça ajuda aos seus pais (outros) quando realmente precisar.
09 – Procure relaxar no meio das lições. Tá nervoso? faz um lanche. Ande no pátio, escute uma música. Você restabelecerá os ânimos.
10 – Faça o que pode fazer. Não ultrapasse seus limites. Caso não consiga realizar uma tarefa, não se desespere, o importante é que você e sua família tentaram. Converse com seu professor sobre isso e peça mais um tempo.

Fonte: Raimundo Soares de Andrade

Um comentário:

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...