sábado, 6 de junho de 2009

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Olá, queridas amigas e amigos que acompanham meu blog! Gostaria de agradecer pelos comentários e recadinhos, que servem como estímulo para que eu continue compartilhando um pouco do meu trabalho em sala de aula e algumas sugestões e idéias minhas e pesquisadas em livros e em outros sites e blogs.
Estive alguns dias, muito atarefada e não realizei postagens... Mas, hoje resolvi postar algumas idéias para trabalhar sobre o Meio Ambiente, mesmo atrasada esta postagem, acredito que esse tema pode e deve ser abordado sempre com nossos alunos, a fim de promovermos e contribuirmos com a construção da sua consciência ecológica.
Abraços! Daniela

Esta atividade realizei com meus alunos da seguinte forma: Distribui pequenas fichas com os nomes de todos os alunos (com letra cursiva) e uma cópia da folha a seguir. Eles deveriam recortar cada nome de uma vez e colar no espaço destinado, de acordo com a letra inicial de cada nome. Obs.: em cada ilustração, contia uma letra inicial, referentes aos nomes dos meus alunos e em ordem alfabética.

A atividade seguinte foi selecionada para o portifólio individual dos alunos. As estrofes do poema em cada círculo foram representadas de diversas maneiras, tais como, ilustração, dobraduras, recortes e colagens, etc. Ficou lindo o trabalhos das crianças!
Estes cartuns utilizei em minhas turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, para que analisassem e criassem outros cartuns sobre o Meio Ambiente. Mas, podem também ser usadas em turmas de anos iniciais, para que façam a interpretação e discussão da imagem.

Um comentário:

  1. Oi Daniela!
    Adorei tuas ideias de atividades para trabalhar o meio ambiente. Peguei algumas ideias que acho que dá para trabalhar com meus alunos de 2º ano também. Passa no meu blog e dá uma olhadinha nas atividades para Festa Junina que postei. Beijos Paty

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...