domingo, 18 de janeiro de 2009




* Reproduza o texto em papel kraft ou outro de sua preferência, ilustrando-o, se possível, para que os alunos compreendam que tanto o desenho como a escrita comunicam idéias.



*Faça a leitura com entonação e entusiasmo, de modo a despertar neles o desejo de ler.



*Para facilitar ao aluno o entendimento de que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo, faça a leitura apontando palavra por palavra.



* Deixe o texto na sala de aula por um determinado tempo, para que sirva de referencial para a escrita e deverá fazer parte do ambiente alfabetizador.



* Algumas explorações possíveis sobre o texto:
- Explique aos alunos que, geralmente, os textos têm um título, e que este serve para sintetizar as idéias veiculadas no texto. Após, localize junto com os aluno o título circulando-o.
- Pedir que localizem uma ou mais palavras que iniciem com a mesma letra de seu nome.
- Comente que esse texto é um poema, pois está escrito em versos (o texto não ocupa totalmente o espaço das linhas, cada linha desse tipo de texto chama-se verso).
- Pergunte: O autor, nesse poema, afirma que é possível ler diferentes coisas. Você concorda com ele?
- Questione:
a) É possível ler nas folhas do chão? (as estações do ano)
b) Nas ondas do mar? (se o mar está calmo ou não)
c) Na casa de alguém? (o gosto, preferências da pessoa)
d) No cheiro da comida? (se é gostosa ou não)
e) No ronco do motor? (se o carro está enguiçado)
f) No brilho do sorriso? (se a pessoa está feliz)

* Faça esse trabalho com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e desenvolver a oralidade dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário