quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A Linguagem Matemática no 1º ano do Ensino Fundamental



Ser alfabetizado em Matemática é compreender o que se lê e escreve a respeito das noções de números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação.
A escola marca a transição de um contexto exclusivamente familiar para um outro influenciado pela cultura, com outros códigos e possibilidades de relação e a Matemática surge como porta de entrada para novas competências e estratégias próprias do mundo escolar.
Segundo Piaget, o conhecimento lógico-matemático é uma construção do sujeito e decorre de uma necessidade; ao tentar realizar uma ação, ou encontrar uma explicação para o que ocorre, o sujeito encontra resistência na realidade (situação-problema). Para enfrentá-la, precisa modificar seus conhecimentos anteriores, pois do contrário não poderá resolver sua dificuldade. Por isso o conhecimento é um processo de criação, e não de repetição.
Na fase inicial da aprendizagem dos números o professor deve oportunizar a vivência de jogos, músicas, brincadeiras envolvendo o corpo, poemas, contação de histórias da literatura infantil, situações que surgem em classe, tendo como foco de observação a enumeração, as relações estabelecidas entre os números, a relação entre quantidades e símbolos e as idéias das operações.
A criança de seis anos está no período pré-operatório e percebe os fatos através dos sentidos e de manipulações práticas. Porém, o uso do material só tem significado real na prática pedagógica, e, portanto, é “concreto” para a criança, quando ele se constitui num instrumento de apoio para a ação desta criança no processo de produção e reinvenção do saber.
Para as crianças pequenas, os jogos e brincadeiras são as ações que elas repetem sistematicamente, mas que possuem um sentido funcional, isto é, são fontes de significados e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema. Assim, o jogo torna-se uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo professor visando uma finalidade de aprendizagem, isto é, de proporcionar à criança algum tipo de conhecimento, alguma relação ou atitude.
A função do professor é oferecer o maior número possível de possibilidades para a formação da linguagem matemática através do estímulo, das situações-problemas e da solicitação de argumentos por parte dos alunos.
Estudos da neurociência apontam que crianças adoram surpresas e o cérebro se interessa pelas alterações no mundo ao nosso redor, pois tudo que é desconhecido estimula com particular intensidade as redes neuronais e, por isso mesmo, se deposita muito facilmente na memória, como informação.
Assim, quanto mais recursos forem empregados na transmissão de uma informação, tanto melhor ela se fixará na memória de longa duração. Portanto, é mais fácil aprender com a colaboração do maior número possível de órgãos dos sentidos. O humor e a emoção também influenciam os sistemas neuronais que determinam quais informações serão armazenadas.

Texto elaborado pelas assessoras pedagógicas:
Adriana Zini, Marinês Feiten da Silva e Teresinha Manica Salvador.
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul -RS

17 comentários:

  1. Me chamo Rose Costa sou pedagoga e estudante de letras e gostaria muito de parabenizá-las
    pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. sou professora de 1 ano em uma escola privadagostaria de receber atividades

    ResponderExcluir
  3. passei para o ensino medio e´muito dificil?

    ResponderExcluir
  4. amei seu blog.
    Preciso de ajuda para atividades de matemática do 1º ano( 5 e 6 anos), se puder me mande por email. ( sudotatao@hotmail.com)
    Um grande abraço , e Senhor te guarde,
    Su

    ResponderExcluir
  5. amei o seu blog...bjs nalva

    ResponderExcluir
  6. Muito massa, sou baiano e tnho 15 anos e estou fazendo 1º Ano não é muito dificiu só presta atenção nas explicações

    Beleza!!!!
    Tchau

    ResponderExcluir
  7. estou fazendo meu tcc com o tema como ensina matematica no 1ano do ensino fudamental gostei muito do seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Sou professora de matemática e seu blog me auxiliou muito na minha prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  9. Sou aluna de pedagogia e estou fazendo estagio...Gostaria de materiais para minha aprendizagem como professora e para meus alunos...No aguardo
    Gisele

    gisele_barcelos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei este site,entrei sem querer e foi muito útil para eu achar o que precisava para as tarefas da minha filha que está no 1* ano do ensino fundamental.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. adorei o seu blog! estou precisando de mais jogos matemáticos para o 1º ano (fund.) espero que possa me ajudar... bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi ! Sou professora do 1º ano,mas estou precisando de ajuda pois meus alunos estãos agressivo e,estou querendo um pouco de ajuda para trabalhar com eles em uma aula diferenciada,gostaria que me ajudasse,obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Que horror não tem nada haver com que eu estou procurando ! Olha sabe tradução de expressôes algébricas? é isso qe eu queroo !! *-* Mas para as pessoas do 1° ano no ensino fundamental esse blog é bom parabéns !

    ResponderExcluir
  14. Adorei este blog, meu filho está numa escola que está de greve. Por favor me ajude. Envie se puder algumas atividades de 1º ano do ensino fundamental.Meu email alexandrajunin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oiie,não estava procurando exatamente isso mais obrigado...

    ResponderExcluir
  16. gostei muito desse blog muito animado encontrei as coisas que eu queria

    ResponderExcluir
  17. Agradeço a todos os comentários!!! São um incentivo para continuar com este espaço! Bj

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...